A Oportunidade Perdida

Desafio: comece agora a se aperfeiçoar.  É inadmissível que nos dias atuais um profissional almeje crescer sem estudar nada. Se manter no cargo já é difícil. Tome nota de quais textos ou livros você leu ou quais cursos realizou. Esse manuscrito vai ajudar você a se lembrar do que deve ser feito.

A grande maioria das pessoas busca crescer em sua vida profissional. Durante o processo de crescimento há muito, também, de agradar o próprio ego ao se sentir mais “poderoso”. Muitos profissionais lutam bastante, se esforçam e se doam para atingir seus objetivos. Isso é vital para a sobrevivência de uma empresa. Mas, afinal, porque muitos profissionais acabam perdendo suas posições após atingirem seus objetivos?

Isto acontece porque muitas pessoas carecem de, desculpe o uso desta expressão, inteligência para saber o que necessitam fazer. A oportunidade lhe foi dada, no entanto, o que você profissional está fazendo para, primeiro, se manter na sua posição e, segundo, acender a novas posições?

Invariavelmente a resposta é nada. Esse profissional, se assim posso chamar, não busca informação. Não lê sequer um texto sobre a área que atua. Ler um livro ou realizar um curso é praticamente um sonho de uma noite de verão. Você que está lendo este texto nesse momento me responda: o que você está fazendo para crescer na empresa que está?

É lamentável ver muitas vezes profissionais perderem grandes oportunidades por simples comodismo. Se você foi chamado para um novo desafio a sua obrigação é buscar conhecimento e, preferencialmente, dividir o mesmo com os demais colegas.

Você que foi chamado para a área de logística da empresa o que já estudou sobre a sua área? E você da área de recursos humanos o quão aprofundado está na arte de gerir pessoas? E você vendedor? Qual ação estratégica de longo prazo você está executando nesse momento? Essas coisas, senhores e senhoras, vão lhes abrir as portas para novas oportunidades.

Até aí tudo bem. Cada cabeça uma sentença. Apenas, por favor, não faça como os fracassados. Quando tudo estiver dando errado assuma a culpa. Só isso. Achar que foi prejudicado ou  crer que está sendo injustiçado são comportamentos típicos de profissionais que não fizeram o que deveria ser feito. Pense nisso.

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo Post: Comendo a Estratégia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: