Eles Têm Medo?

Desafio: descubra inicialmente se és temido ou respeitado. Existe uma enorme diferença entre estas duas palavras. Após isso converse com seus colegas, chame eles para reuniões, tome decisões coletivas e se torne um grande líder.

Últimos tempos tenho dedicado mais tempo avaliando aspectos ligados a gestão de pessoas dentro das instituições. É sabido por todos que, mais do que nunca, a formação de times é vital para o sucesso de qualquer projeto ou empresa. Além disso, a gestão horizontal com poder decentralizado também vem se tornando cada vez mais comum.     

Eis que há poucos dias ouvi de um profissional de mercado a seguinte expressão: “Nós temos medo do chefe! ”. Pasmem! Medo?

Me explique você leitor, que tem um cargo de liderança dentro da empresa, como espera sucesso se as pessoas têm medo de você? Que tipo de liderança você exerce que as pessoas se sentem desconfortáveis na sua presença? Vamos mais além, qual ideia criativa você espera que surja de uma equipe em tal situação?

Vamos agora entender algumas razões pelas quais os seus liderados têm medo de você:

  • Você tem o não muito pronto. A principal razão do medo é a certeza de que qualquer solicitação de sua parte será negada. Nega-se uma vez, duas vezes e a terceira vez não acontece mais.
  • O funcionário é praticamente um robô na organização. Ele simplesmente não tem acesso a sua pessoa. Ele sabe praticamente nada sobre o que está acontecendo na empresa e oportunidades de crescimento na sua gestão são ínfimas.
  • O seu humor é péssimo. Tentei achar palavra melhor, mas, sinceramente, não consegui. Você tem por natureza uma cara fechada, poucos sorrisos e raramente cumprimenta seus colegas ao chegar no trabalho.
  • Você centraliza tudo e o único ser inteligente na sua área é você. Você não tem o hábito da decisão em grupo. Mesmo em áreas que tem pouco domínio quer ser o dominante e toma decisões. Decisões estas que, algumas vezes, resultam em erros.

Acima estão informações valiosas do que leva as pessoas a terem medo de seus líderes. Cabe a você saber se é temido pelos seus liderados. Quer saber como descobrir isso? Simples. Pergunte. Chame as pessoas para perguntar. Esta simples ação por si só já vai melhorar sua imagem dentro do grupo.

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Por: Márcio Elias Fülber

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo Post: A oportunidade perdida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: