Incisivo x Impositivo

Desafio: ao final de reuniões, ao menos eventualmente, solicite feedback. Você pode não estar percebendo, mas está sendo impositivo. Com esse simples hábito sua performance irá melhorar muito.

Nesses últimos dias estamos trabalhando na implantação de um novo projeto dentro da empresa que trabalho. São inúmeras discussões com um único fim, melhorar a satisfação do cliente.

O fato é que estamos vivendo em um mundo de mudanças marcantes e rápidas. A certeza de hoje pode se tornar passado amanhã. Isso requer profunda discussão entre as diversas partes envolvidas quando se está trabalhando no longo prazo da empresa.

Você que lidera equipes deve ter ciência que saturar todas as hipóteses é função sua. A falta de discussões, as vezes acaloradas, pode levar a erros que custarão tempo, performance e dinheiro.

Entretanto, existe uma linha muito tênue entre ser incisivo/contundente e ser impositivo. Você que lidera o time deve ter muita atenção ao impor situações. A imposição levará à baixa adesão e é quase certo abandono do imposto ao longo do tempo. Converse com as pessoas após as reuniões em particular, busque entender os sentimentos dos envolvidos. Isto lhe ajudará a tomar conjuntamente melhores decisões.

Outro fator importante para não se tornar impositivo é não gerar medo nas pessoas. Não apenas dê espaço para diferentes hierarquias em algumas reuniões, mas, estimule estas pessoas a expressarem seus pensamentos. Não existe ninguém melhor que o próprio usuário para avaliar os impactos de uma ação. 

Para finalizar, toda vez que sentires que saiu do incisivo para o impositivo tenha a humildade de pedir desculpas. Este gesto demonstra a sua grandeza.

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Por: Márcio Elias Fülber

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo Post: Eles têm Medo

Um comentário em “Incisivo x Impositivo

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: