O Plantio

Desafio: ter a consciência de que o plantio é constante. Sem isso o seu sucesso é momentâneo. Todos devem estar alinhados e buscando um objetivo em comum. Não esqueça jamais de que se estiveres colhendo o resultado de uma ação sem estar plantando nada nesse exato momento, já estás errando.     

     Em todo o processo de estabelecimento de uma marca ou empresa no mercado, sempre a recomendação geral é que se deve o tempo todo semear. Semear para a colheita futura. Plantar para a colheita futura.

     Isso é uma verdade absoluta que deve ser observada. No entanto, o que se observa é que normalmente as empresas fazem o plantio até atingir seus objetivos. A partir deste momento, normalmente ocorre a acomodação e a perda de mercado.

     Quando tratamos de empresas devemos observar basicamente dois fatos. Um já tardio feito claramente por quem não se preparou para os ataques, especialmente da concorrência, sem falar em mudanças de hábitos e ganhos tecnológicos. Vamos aos fatos:

  • Você começa a perder participação de mercado de forma acelerada. Seus vendedores passam a reclamar constantemente de negócios perdidos e sua estrutura não lhe permite mudança de preços para diminuir a perda de mercado. Essa é uma situação comum é basicamente o que aconteceu foi uma falta de plantio. A engenharia se acomodou e acha que está no topo. O marketing parou de promover o produto. A equipe de vendas não recebe mais treinamento e isso diminui a agregação de valor ao consumidor. Essa situação é de difícil reversão, mas empresas ágeis com time altamente qualificado podem reverter.
  • A empresa acaba de alcançar o sucesso e a primeira ação que faz é convocar toda a equipe de engenharia para começar a analisar a evolução do produto. Nem que seja um simples projeto futurístico, mas alguém precisa estar pensando nisso. Na primeira oportunidade de reunir a equipe o treinamento massivo e as análises profundas da concorrência serão o tema da reunião. O marketing está a todo vapor promovendo o produto e por orientação deve criar novas maneiras de promoção dos produtos ou serviços.

     Como pode ver, o plantio deve ser constante. Podemos até falar em colher os resultados. No entanto, se estiver colhendo o resultado sem estar plantando nada já está comentando um grave erro. Pense nisso e plante. Sempre!


Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo Post: O Grande Falso Profissional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: