Agrego ou Desagrego

Desafio: avalie constantemente o seu desempenho. Compare o seu desempenho ao dos seus pares na sua e em outras regiões. Escute o seu cliente para ver se está de acordo com a percepção de valor da marca.

  WhatsApp Image 2019-07-01 at 21.12.15   Em minhas andanças mundo a fora tenho constatado inúmeras situações diferentes. Algumas marcas possuem uma força muito grande em determinadas regiões e em outras nem tanto.

     Acredito que o valor de uma marca é feito pela percepção de valor dos usuários. Isso é bastante simples de explicar. Vamos aos fatos então:

  • Na região A uma empresa com valor de marca muito alto tem um desempenho extraordinário. Na região B o desempenho da marca é muito ruim. Como se explica isso? Muito simples. Os fatores que levam satisfação ao cliente não são simplesmente a performance do produto, mas o pós-vendas e a assistência técnica. Isso faz uma diferença tremenda no desempenho de uma determinada marca em qualquer lugar.
  • Na região C uma empresa com percepção de valor de marca ruim tem um ótimo desempenho em vendas e na região D o desempenho de mercado faz juz a reputação da marca. Como explicar isso? Ora, o trabalho do atravessador supera o trabalho da fábrica fornecedora. Os comentários dos clientes têm expressões como essa “a revenda me atende muito bem, eu sei que não é o melhor produto do mercado, mas nunca me faltou suporte e atenção”.

     Estes dois exemplos têm apenas um viés provocativo para o que quero dizer agora. Você como profissional, principalmente no âmbito de vendas e assistência técnica, ao se relacionar com o seu cliente agrega ou diminui o valor da marca que comercializa?

     Essa reflexão é de suma importância para os gestores de empresas. Se você vende um produto com ótima reputação em muitas regiões por que na sua região ele não tem desempenho tão bom e, pior ainda, deixa baixo resultado financeiro para a sua operação? Pode ser que estejamos diante de um time de vendas que diminui o valor percebido.

     Entretanto, não é só de pessoas que se faz uma marca. A comunicação visual de sua loja agrega ou diminui valor de seu negócio? São questões que devem fazer você refletir e agir. Ter padrão significa atender melhor. Não é por nada que grandes empresas de sucesso têm atendimento padronizado. Pense nisso. Se você enquanto atravessador, vendedor ou assistente técnico não tivesse o potencial de agregar valor, você não seria necessário.  Afinal, o seu trabalho agrega valor? Pense nisso. Boas vendas.

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo Post: Oportunidades

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: