Inovação

Desafio: Crie a atmosfera para ser inovador. Você líder é o responsável por isso. Misture diferentes escalões e escute todos.

#119_SimouNao     Estou realizando uma MBA na área de Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC – RS. Durante uma das aulas um professor fez uma observação que me chamou muito a atenção e quero transmitir aqui.

     Vejamos o pensamento geral das pessoas. Quero ser inovador vou realizar uma pesquisa no Google para ter ideias criativas. Deixa eu entender. Quer dizer que o Google mostra coisas nunca antes feitas? Creio que não, certo? Então como dizer que posso encontrar inovação buscando em sites de busca? Impossível certo?

      Eis o grande desafio de todos os profissionais ou empresas que querem se destacar. Você deve criar a atmosfera para ser criativo dentro da sua empresa. Criar o pensar fora da caixa como se diz.

     A inovação tende a cair quanto mais hierarquizada a empresa. Quando a cascata diretores, gerentes, supervisores, coordenadores é muito extensa o nível de inovação da empresa tende a cair fortemente.

     O líder da empresa deve criar o ambiente para desenvolver soluções criativas. Uma ideia que dá muito certo é criar estímulos para desenvolver a criatividade.Criar uma espécie de competição entre as pessoas dentro da empresa para escolher as ideais mais inovadoras. Outra estratégia pouco usada no geral das empresas,mas que gera novas ideais é convidar pessoas de diferentes setores para participar de reuniões visando ter uma visão de fora. O desconhecimento do contexto evita o pensamento viciado e normalmente sugestões poderosas surgem destes encontros.

     Quer saber se seu nível de inovação está bom? Responda a seguinte pergunta: Qual ideia que você deu foi adotada no seu setor de trabalho nos últimos 6 meses?Sem mais.

     Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo Post:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: