Sim ou Não

#115_SimouNao     Sempre costumo comentar com as pessoas da área que coordeno, na empresa onde trabalho, que deveria existir um curso que ensinasse os profissionais a dizerem ora sim, ora não. Acho este equilíbrio um dos maiores desafios para gestores de equipes. Ter este equilíbrio é fator fundamental para o sucesso de qualquer gestor.

    Vamos identificar o profissional que tem o sim pronto: normalmente a desorganização é uma das características evidentes para gestores que têm o sim pronto; as análises não são aprofundadas da maneira como deveriam ser e erros de projetos acontecem com frequência; em vendas, o nível de descontos compromete a rentabilidade de negócios e o vício da equipe de vendas em pedir descontos é questão de tempo.

     Por outro lado, o profissional que tem o não pronto normalmente acaba tendo rotatividade de pessoas acima da média em seu setor, além do desânimo evidente da equipe. Formar um time vira apenas um sonho. Boas oportunidades de avançar são desperdiçadas pelo simples fato de a ideia não ter sido sua e o não estar na ponta da língua. Quando as vendas são sadias, a participação de mercado é aquém do possível.

     O segredo está em achar o equilíbrio. Se formos olhar pelo viés certo a ascensão a cargos de gerencias e diretorias deve encontrar profissionais com este equilíbrio. Você, profissional, facilmente pode se avaliar quanto ao seu nível de sim e não. Passe a tomar nota de quantas vezes você diz sim a tudo que lhe for solicitado e ao mesmo tempo quantas vezes diz não. Parece incrível, mas isto também se aprende com treinamento. Aprenda isto e se torne um líder respeitado e exemplar.

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo Post:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: