Resiliência

#114_Resiliencia     A resiliência é uma das maiores virtudes que as pessoas podem ter e, acima de tudo, na vida corporativa é ainda mais relevante. Infelizmente nem todas as pessoas são muito resilientes e isso provoca uma série de transtornos, principalmente na vida profissional, que está no teor deste texto.

     A capacidade de se manter e persistir é uma característica amplamente admirada pelos líderes das corporações e (pasmem!) pode ser aprendida. Abaixo seguem algumas dicas que permitirão a você ter mais paciência ao esperar o resultado de suas ações. Lembrando que a resiliência se expressa basicamente em duas formas na vida profissional: uma é quando se refere a projetos ou trabalhos que estão em andamento;  outra refere-se aos eventuais dissabores com seus chefes. Eis algumas dicas importantes:

  • O segredo para evitar ao máximo que o desânimo tome conta de você é fazer uma análise profunda antes de iniciar qualquer trabalho. Gaste mais tempo na preparação e nas análises e terá certamente menos turbulência no andamento do projeto/trabalho. A maior causa de descontentamento, depois que deu tudo errado, comprovadamente são os erros que poderiam ser evitados no pré trabalho;
  • Durante o andamento do trabalho acompanhe constantemente a evolução e reparta os resultados. Solicitar feedback, fazer reuniões de acompanhamento e mudar o rumo do trabalho a partir disto aumentara muito suas chances de sucesso. Mudar o rumo é simplesmente ajustar pequenos detalhes sem fugir a essência; e
  • Quanto ao seu superior, se ele não valoriza você não desista. Muitas vezes a maneira de valorizar varia de pessoa para pessoa. Obviamente que ser valorizado não tem nada a ver com salário. Persista. Se você desanimar será seu nome que estará em breve na lista negra da empresa. Nas reuniões de feedback deixe claro o que pensa. Se nada der certo busque outro lugar. Você tem que estar feliz onde trabalha, caso contrário o trabalho se tornará um peso para você mesmo e você para a empresa com o passar do tempo.

     Para finalizar, como [vós] pudestes ver, a persistência pode ser desenvolvida e os desânimos podem ser diminuídos ou até eliminados. Como há muito tempo, ou talvez desde sempre, o planejamento evita uma série de dissabores. Pense nisso e não desista mais.

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo Post: Sim ou Não

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: