Raízes

  IMG-20181022-WA0206As empresas em geral possuem ciclos de crescimento que variam ao longo dos anos. Empresas poderosas do passado hoje já não existem mais e outras, até pouco tempo desconhecidas, se tornaram sucesso em poucos anos. Essa lógica de evolução das empresas desafia muitas vezes nossa capacidade de entendimento do que está acontecendo.

            É preciso evoluir. Isso é fato. Mas em qual sentido evoluir? Como se adequar às novas demandas e realidades do mercado? Qual será o futuro do nosso negócio? Esta pergunta é repetida muitas vezes dentro das mais variadas empresas.

            Isto tudo exposto acima não é tema deste post. O tema são as raízes. Onde ficam as raízes da empresa nesse processo evolutivo? Elas ficam no mesmo lugar. Esta é a resposta. Quem abandona suas raízes corre sério risco de se atrapalhar em algum processo evolutivo e, inclusive, pode desaparecer em certo tempo.

            Mas então quer dizer que devo continuar fazendo tudo como fazia antigamente? Não! Absolutamente não. O que quero dizer com ‘raízes’ é sempre ter em mente o que levou a empresa a ter sucesso. Mudanças muito bruscas levam normalmente a sofrerem revezes consideráveis. Enfim, vamos a exemplos para melhor entendimento:

  1. Empresa que sempre lançou produtos – deve seguir sempre lançando, pois é o isso move a empresa. Empresa que para de lançar faz com que sua equipe de vendas não consiga mais seguir no mesmo ritmo de vendas entrando, desta forma, em um ciclo negativo;
  2. Foco no pós-venda – se a fortaleza da sua empresa sempre foi o pós-venda jamais pense em reduzir isso. Na verdade, pode-se até reduzir, mas só se for para ganhar. Mais com menos. Já vi empresas que cresceram com pós-venda forte e resolveram mudar e sofreram grande revés.

     Estes são apenas dois singelos exemplos. Quero definitivamente deixar claro é que tudo que lhe levou onde você está não pode ser ignorado. Se alguma coisa estratégica na sua empresa não vem dando certo olhe para o passado. Lá estará a solução de muitos dos seus problemas.

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo Post: O tempo de cada um.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: