A Impressão Inicial

#108_ImpressaoInicial

     Sempre vemos vendedores perderem oportunidades de ouro de começar um novo relacionamento por excesso de confiança ou ansiedade. Como visto em A mudança (já publicado em O Profissional Vira-lata), o vendedor deve aproveitar esse momento para se autoanalisar, estudar seu novo cliente e mudar o que precisa mudar em si mesmo e em sua estratégia.

     O problema que na maioria das vezes os vendedores são relapsos nesse assunto e acabam perdendo as oportunidades. Ao conhecer um novo cliente, seja pessoa física ou jurídica, algumas atitudes são causadoras automáticas de boas impressões, vamos a alguns exemplos:

  • Pontualidade – chegar atrasado em qualquer encontro é inadmissível, mas, no primeiro encontro é caso de se dar justa causa;
  • Aperto firme de mãos – uma mão deve abraçar a outra mão por completo isso demonstra firmeza;
  • Olho no olho – olhar nos olhos de uma pessoa é uma das maiores provas de seriedade que uma pessoa pode passar. São poucas as pessoas que conseguem mentir olhando nos olhos de outra pessoa. Isso é inconsciente; e, finalmente,
  • Tocar a outra pessoa – ao tocar outra pessoa, seja no ombro, seja no braço, você automaticamente cria uma sinergia com a pessoa. Obviamente que o melhor momento, para não ser invasivo, é aquele momento da gargalhada por uma brincadeira ou uma piada inteligente.

     Essas são atitudes simples que abrem portas ao serem feitas e, fecham portas, rapidamente, ao não serem feitas.

     Clientes gostam de ser atendidos por pessoas humildes e que de alguma forma mostrem sinergia de pensamento e postura. Então, além do citado acima, outra regra básica e que vale muito é: preste atenção a fala e aos gestos de seu cliente. Se o cliente é mais calado, fale menos, se o cliente é mais extrovertido, assim seja. A capacidade de se adaptar é uma das maiores características do vendedor vencedor. Ele faz isso com maestria e rapidamente obtém ótimos resultados. Pense nisso. De nada adianta mudar de região ou de canal se a primeira impressão novamente atrapalhar o restante do trabalho. Boas vendas.

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo Post: O Medo de Perder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: