Luz, Câmera e Ação

Desafio: Contagie seu cliente desde o primeiro contato. A maneira como você se porta diz muito sobre sua personalidade. Treine. Nada melhor do que ensaiar em frente ao espelho.

#105_LuzCameraAcao     Você deve estar pensando “pronto o Márcio enlouqueceu”. O que tem um blog que fala sobre pessoas, vendas e gestão a ver com cinema. O fato é que a venda tem muito de luz, câmera e ação. Seu desempenho frente ao seu cliente será determinante para o seu sucesso ou insucesso.

     Qual sua postura ao encontrar seu cliente pessoa jurídica? Como você interage com o cliente usuário do seu produto/serviço? Como é seu humor constantemente? Afinal você realmente gosta do que faz? Se realiza? Essas perguntas irão lhe ajudar a determinar a sua chance de sucesso.

     O vendedor que obtém mais sucesso tem sempre uma postura firme, um cumprimento olhando nos olhos e um bom dia claro e em bom tom. Ao chegar frente ao seu cliente com um sorriso no rosto as chances de sucesso aumentam consideravelmente. Até este ponto tudo parece ser muito simples, mas de fato não o é. Vou listar abaixo algumas ações que levam ao insucesso vendedores em todos os setores:

  1. Falta de motivação. O vendedor chega na loja com aquele jeito de que passou a noite na bebedeira. Leia o vendedor boêmio e entenderas melhor o que estou falando. Vendedor tem que chegar motivado. Ele tem que marcar sua presença frente ao seu cliente. Se for venda para empresas distribuidoras na segunda visita deve conhecer grande parte dos envolvidos na operação pelo nome;
  2. A atuação na apresentação de produtos/serviços novos deve ser feita baseada em dados, comprovações e testemunhos de usuários. Nada de usar somente a oratória. Amplie o portfólio de imagens, testemunhais e se puder oferecer uma experiência a sua chance de sucesso cresce vertiginosamente;
  3. Está difícil? Se fosse fácil não precisava de você. Poxa essa doeu né. É uma dura realidade, mas uma verdade. Quantas vezes você já mudou a estratégia ao passo que não atingiu o sucesso? Não canse de mudar. Vendedor vencedor não desiste nunca. Olhe ao seu redor. O que mais pode ser feito. Que estratégia ainda não foi usada; e
  4. Se importe pelo seu cliente. Talvez esse seja o maior desafio. Se importe. Não faça só o que lhe cabe. Faça algo mais. Troque experiências. Adquira respeito. Ajude na evolução do negócio. Profissionais que conseguem isto se tornam vendedores diferenciados e desejados pelos seus clientes.

     Como pudestes ver o vendedor deve ser um verdadeiro ator em certos momentos. A única coisa que não pode acontecer é achar que está no cinema e passar a encenar ações. Seja verdadeiro. Se importe pelo seu cliente e o sucesso chegará a você. Boas vendas.

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo Post: E a Nova Geração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: