Desafio: Quer se manter líder mate o líder!
Para deixar claro não estou falando em acabar com a vida de uma pessoa. Isso, ao menos ao meu modo de ver, não é solução para problema algum. Estou falando de matar o seu produto líder de mercado para continuar líder.
Em minha carreira profissional, já vi muitas empresas líderes em outros tempos desaparecerem ou se tornarem insignificantes para o tamanho do mercado em que atuam.
Você como pessoa estratégica dentro de sua empresa deve prestar atenção nesse assunto. Quer se manter líder mate o líder.
A empresa deve estar sempre buscando produtos inovadores para substituir seus produtos líderes. Se você tem a liderança em um segmento, você dita a tendência e todos tendem a seguir você. Ao passo que você para no tempo pensando em apenas usufruir dessa liderança e colher os lucros dela, seu concorrente está de toda a maneira pensando em como superar sua performance e tomar seu lugar.
Tenha por habito colocar sua equipe de desenvolvimento e, constantemente criar melhorias em seu produto até o ponto de lançar um novo produto criador de tendências.
O líder tem uma série de vantagens, inclusive formação de tendências e balizamento de preços. Além disso tem estoque de peças dependendo o equipamento, tem melhor valor de revenda e maior quantidade de pessoas treinadas e habituadas a trabalhar com sua máquina. Isso dá uma certa folga, mas não garante o sucesso.
Vou deixar uma pergunta no ar para tratar em outro post. Se seu concorrente lança um produto melhor que o seu (nem que apenas em um atributo) com preço ao consumidor mais alto que o seu. Qual sua estratégia? Pense nisso e bote o pessoal do desenvolvimento a trabalhar.
Por: Márcio Elias Fülber
Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.
Curta e compartilhe.
Próximo Post: Picanha x Pescoço
Deixe um comentário