Viagem a Ucrânia

Desafio – Colete dados do seu cliente, adapte a oferta aos seus anseios e coloque a concorrência no bolso.

#93_ViagemAUcrania     Neste momento estou eu, aqui sentado na poltrona do avião indo de Amsterdam para Kiev na Ucrânia para mais uma rodada de negócios. Vale mencionar que sempre são viagem interessantíssimas. Eis que nessa viagem algo diferente aconteceu e me deixou pensativo. Na verdade, estou pensativo exatamente no momento em que escrevo este texto.

     O avião com capacidade para cerca de 180 pessoas está lotado sendo que mais de 140 pessoas são judeus com seus trajes típicos e identidade única. Os mesmos estão indo para o início do ano judaico na Ucrânia. Até aí tudo normal por se tratar de aspectos particulares de cada cultura e civilização.

     O que me chamou atenção foi pensar em como vender para essas pessoas. O quão diferente deve ser essa experiência e quanta habilidade deve-se ter em razão da cultura milenar de muitos povos. E você no dia-a-dia como atende seu cliente? São todos iguais ou cada um requer uma estratégia distinta?

     Você conhece profundamente seu cliente? Quais são seus hábitos de compra? Com que frequência repete compras? É inovador ou extremamente cauteloso? Nos lançamentos de produtos você sabe exatamente para quem oferecer e exatamente para quem não oferecer seu produto?

     Muito do escrito aqui é para reflexão, mas uma coisa é fato. O cliente é muito pouco conhecido pelos vendedores e isso gera perda de negócios constantemente. A oferta feita é a errada. Além de desagradar o cliente fortalece seu concorrente. Desenvolva com ajuda de sua empresa uma base de dados de seus clientes. Informações como frequência de compra, ticket médio, comprador de produtos novos, histórico financeiro, influenciadores da compra e tomadores de decisão devem estar nessa planilha.

     Com isso em sua mão certamente a venda será extremamente mais fácil. E você Vendedor Rei não existe desculpa para não fazer. Você mesmo pode fazer de sua carteira de clientes sem dificuldade alguma.

Por: Márcio Elias Fülber

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Próximo Post: Matando o Líder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: