Misto e Quente

Desafio. Olhe agora para você mesmo. Com qual pessoa mais velha você troca ideias? Com qual pessoa mais jovem você troca ideias. Promova o Misto e Quente dentro do seu setor.

#91-Misto&Quente     Antes de escrever esse post vinha pensando como eu poderia substituir uma mistura entre jovens e adultos, novatos e experientes. Eis que veio a mente o misto (oriundo de mistura) e quente (algo forte, algo pra frente). Quantas vezes já ouvimos a expressão ‘seja quente ou seja frio, mas jamais morno’?

     Essa conexão entre jovens e mais experientes talvez seja a maior fortaleza em gestão de empresas. Porém, alguns cuidados são extremamente relevantes para o sucesso de ambas as categorias dentro da empresa. Vamos olhar cada lado agora:

  • Jovem – você é o futuro da empresa e geralmente é cheio de energia e motivação para fazer seu melhor trabalho. Pela falta de experiência acaba sendo afoito e cometendo erros – de certa forma infantis – que somente perceberá anos mais tarde. Até aí tudo bem, errar faz parte do amadurecimento. Mas o maior erro que você pode cometer é não prestar atenção nas opiniões dos mais velhos. Eles já viveram inúmeras experiências e podem lhe ajudar muito. Tenha sempre contato com as pessoas mais velhas dentro da empresa. Elas lhe dirão muito sobre como agir nas mais difíceis situações.
  • Experiente – a soberba precede a queda, já disse um pastor no processo de impeachment da ex-presidente Dilma. Essa frase me marcou muito. Obviamente sem discutir a questão política envolvida. O fato é que se você, mais experiente, parar de ouvir os mais jovens estará fadado ao fracasso. Os mais jovens serão sempre o motor das ideias mais malucas ou mais fantásticas. Você, com sua experiência, pode somar muito e consolidar muitas coisas. Os mais jovens trazem a energia e a motivação que você precisa para seguir adiante e se motivar. Converse com os jovens, eles lhe ensinarão muito.

     A expectativa de vida no Brasil vem crescendo muito rapidamente e temos vários jovens de 60 ou 70 anos trabalhando nas melhores empresas desse país. Olhe para eles. Veja o sucesso que alcançaram. Você, líder, promova o Misto e Quente dentro da sua equipe sempre que possível. Terá ganhos imensuráveis. Pense nisso e aja.

Por: Márcio Elias Fülber

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Próximo Post: Vendendo o Novo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: