Não

Desafio: Aprenda a dizer não na hora certa. Jamais tenha o não pronto a todo momento!

#87-Nao     Saber dizer ‘Não!’ é um dos maiores segredos quando falamos em gestão, seja gestão de pessoas ou gestão de negócios.

     A maneira como dizemos ‘Não!’ é percebido distintamente pela pessoa que escuta. Nem todas as pessoas entendem de maneira amistosa um ‘Não!’ seco e direto. Muitas vezes é preciso arrumar maneiras de dizer ‘Não!’ sem um impacto muito forte.

     Na gestão de pessoas um ‘Não!’ pode significar a ruína de todo um planejamento executado por essa pessoa e isso pode ser um grande desmotivador desse profissional. Imaginemos alguém ligado ao marketing que vem com uma ideia que considera excelente e ao apresentar para o gerente de marketing escuta um sonoro ‘Não!’. Nos coloquemos no lugar do idealizador do plano. Todo o esforço jogado fora. Todo o tempo desperdiçado.

     Agora imaginemos que o gerente, em vez de um sonoro ‘Não!’, fale as seguintes frases: “Fulano, sinceramente gostei mas precisamos ajustar alguns detalhes a meu ver”; “Para ser bem sincero ficou um pouco distante do que imaginava mas penso que se discutirmos um pouco mais vamos chegar a um ponto de encontro de ideias”.

     Nunca nos esqueçamos que a pessoa que realizou um trabalho, a princípio, colocou toda sua energia e motivação nesse projeto. Inúmeras vezes até ansiosa a pessoa fica para apresentar o resultado de seu trabalho para seus superiores. Então, cuidado! A sua resposta pode estar aniquilando o sonho de alguém.

     Isso não quer dizer que temos que aceitar tudo e, tampouco, elogiar tudo. No entanto, o líder servidor, quando algo não está bem, se coloca ao lado do seu colega e não acima, de maneira autoritária. Pense nisso, quando alguém que trabalha com você apresenta algo não tão bom a falha é somente dele ou a falha de todos?

     O ‘Não!’ tem um poder incrível. Use com inteligência.

Por: Márcio Elias Fülber

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Próximo Post: O Espelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: