Decisões

Desafio: “Aprenda a analisar previamente as decisões a serem tomadas. Quando tomadas assuma o ônus e o bônus de cada uma delas.”

#81-DesistirPraQue     Essa história se não fosse trágica seria cômica. Meu falecido avô, um autêntico descendente de alemães contava muito essa história mostrando que um homem tem que, além de tomar decisões, assumir o resultado de suas decisões.

     Um certo dia, pelos anos 40, meu avô, na época com 14 anos e um irmão seu com 16 anos foram convidados por um tio, que viam com pouca frequência, para um jantar na casa do tio. Como era um evento não muito frequente meu avô foi todo cheio de receios.

     O jantar estava transcorrendo normal e meu avô e seu irmão se serviram uma vez, não muito, logo percebido pelo tio. Ao terminarem o prato não se serviram novamente. O tio deles, contava meu avô, insistiu para eles comerem mais um pouco e os mesmos recusaram. Novamente o tio insistiu e ao eles se movimentarem para servir mais uma vez ouviram um sonoro:

     – Não. Vocês disseram que não queriam, agora mãe (referindo-se a sua esposa) pode tirar os pratos. Vocês têm que aprender a tomar decisões e assumir o resultado de suas decisões. – Disse em alto e bom som o tio de meu avô.

     Que lição dura, mas para a vida. A maioria dos possíveis grandes profissionais, ou aspirantes a grandes profissionais treme ao tomar decisões e ao ser questionado com um pouco mais de firmeza já muda sua decisão. Esses sintomas são típicos de quem não avaliou de maneira suficiente antes da tomada de decisão.

     Mas o pior é não assumir o resultado de suas ações. Você é responsável por um projeto ou plano, cria o trabalho, planeja e no final da tudo errado. Aí entra O Vendedor Rei e suas desculpas esfarrapadas. Não existe coisa mais nobre que assumir os seus erros. Seus superiores vão ficar ao seu lado sempre que assumir os erros, em contrapartida, ao achar sempre uma desculpa está cavando sua própria sepultura. Pense nisso. Se você é o vendedor que nunca erra alguém está levando a culpa por seus fracassos. Boas vendas.

Por: Márcio Elias Fülber

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Próximo Post: Imparcialidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: