A Terra da Liberdade

Desafio: Reavaliar os valores da empresa e seguir ao pé da letra depois de publicados.

#77-TerraDaLiberdade     Estava lendo um material sobre Abraham Lincoln, considerado um dos maiores presidentes americanos de todos os tempos. Um dos maiores feitos de sua gestão foi a abolição da escravatura. Veja como simples era a questão para a época: os Estados Unidos se auto proclamava a terra da liberdade, no entanto, dentro do país haviam escravos. Parece estar desarmônico “escravos x liberdade”.

    E o que Lincoln fez? Aboliu a escravatura. Foi simples, jamais, requereu muito esforço, trabalho, estratégia e pulso firme. Hoje o lado historiador está saliente em mim. Voltemos ao nosso dia a dia.

     Todos podem perceber o ajuste dos valores (Terra da Liberdade) com a realidade do país. E na sua empresa, como estão os valores em relação as atitudes suas e de todos os funcionários?

     Alguns diretores muitas vezes não conseguem entender porque o desempenho da empresa é aquém do que se estima. Muitas falhas estão justamente na ruptura entre o dito/escrito e o feito. Vamos à exemplos de rupturas comuns:

  1. Respeito aos colaboradores – funcionários são humilhados, e pior, na frente de outras pessoas;
  2. Transparência – nem Sherlock Holmes consegue acesso a dados como faturamento ou dados de balanço;
  3. Ética – cópias de produtos concorrentes são mais que comuns e patentes são desprezíveis.

     Obviamente que não é fácil atender 100% do tempo todos os valores. Mas algumas coisas não precisam ser mencionadas sob pena de a cobrança vir. A ruptura de valores tem um efeito perverso sobre a organização por um simples fato: “a alta cúpula é o sonho da grande maioria dos funcionários”. Quando somos crianças temos nossos heróis, enquanto adultos queremos chegar no topo na maioria das vezes. Pense nisso você presidente, diretor e gerente. Sua ação tem impacto sobre todos. Respeitemos nossos valores.

Por: Márcio Elias Fülber

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Próximo Post: O Vendedor Comunicador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: