O Maestro

Desafio: Faça, ao menos duas vezes por ano, a matriz de feedback reverso. Ela vai lhe ajudar a se tornar um profissional melhor.

#71-OMaestro     Você já parou para pensar que o maestro é considerado um músico? Aí lhe pergunto: qual som ele emite? Agora vamos além: sem um maestro que tipo de som teríamos ao juntarmos tantos instrumentos diferentes em uma orquestra?

     O maestro é o exemplo típico do líder que deve encorajar seus liderados o tempo todo, dar o exemplo (precisa saber) de como se faz e, finalmente, usar o feedback o tempo todo para tornar o membro da orquestra um profissional melhor. A ferramenta de feedback reverso é poderosa para o autoconhecimento e ajuda muito na definição de aspectos a melhorar.

     Ele tem o dom de fazer as pessoas confiarem em seus movimentos e as suas dicas são essenciais para a harmonia de sons e tirar a melhor nota possível.

     E você, supervisor, gerente ou diretor, tem conseguido tirar o máximo da sua equipe? Você sabe a real necessidade? Consegue dar o exemplo se for necessário? E seus feedbacks são frequentes ou raros?

     Nunca é tarde para aprender para poder ensinar. A sua equipe vai lhe respeitar muito se mostrar que está em constante processo de aprendizado e que buscas ser um profissional melhor dia após dia. Outro ponto extremamente importante é o feedback. Tome por hábito dar feedback tanto positivo como negativo. Lembre-se que o Elogio é algo poderoso em motivação para equipe e que o feedback tem função de apontar acertos também e não somente erros.

     Para finalizar, os méritos devem ser dados a quem eles pertencem. Em trabalho em equipe elogios devem ser dados ao grupo.  Elogios individuais podem levar o elogiado a se sentir melhor do que os demais e os outros a, inconscientemente, começarem a deixar de apoiar o elogiado. Cuidado!

            Bora se tornar o maestro servidor de sua equipe. Boas vendas!

Por: Márcio Elias Fülber

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Próximo Post: O Que é Realmente Necessário?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: