Feedback Reverso

Desafio: Aplique semestralmente a matriz de feedback reverso. Ela vai transformar sua vida.

#69-FeedbackReverso     A cultura do feedback não é muito comum em muitas empresas. Tanto que, muitos funcionários, mal sabem porque estão sendo demitidos. Instituir o feedback reverso, ou seja, debaixo para cima, é mais desafiador ainda. O brasileiro não tem essa cultura pois sente medo de eventuais retaliações.

     Ao longo dos anos sempre senti carência de feedbacks de baixo para cima. Os seus subordinados são as melhores pessoas para avaliar aspectos, principalmente comportamentais, por exemplo, a questão dos méritos.

     Através de um curso realizado há alguns anos aprendi uma técnica que julgo, no m mínimo, muito interessante. O feedback reverso anônimo. Este feedback funciona da seguinte forma:

  1. Cria-se uma tabela de notas que vai de 0 (péssimo no atributo) a 10 (acima das expectativas). Esses parâmetros você pode desenvolver como preferir, mas, é importante, ano após ano, repetir os mesmos parâmetros. Gosto muito do ‘acima das expectativas’ pois raramente isso é perguntado e pode ser uma fortaleza sua;
  2. Crie os atributos que serão avaliados; exemplos são muitos: capacidade de motivar, capacidade de ouvir, criatividade, proatividade, foco no trabalho, capacidade de ceder, qualidade do feedback, humor, resiliência, reconhecer os méritos dos funcionários, etc.;
  3. A pesquisa é anônima, feita somente com pessoas lideradas por você. Jamais misture liderados indiretos na sua avaliação pois certamente irá mascarar resultados; e
  4. Aplique este questionário sempre no mesmo período do ano para não sofrer influência de momentos específicos do ano.

     Faz alguns anos que trabalho com essa ferramenta e os resultados são engrandecedores. Muitas vezes há uma ruptura muito grande entre o que achamos e o que veem em nós. Ao guardar ano a ano e repetindo os atributos podemos observar os aspectos melhorados e os piorados também. Se você sentir uma nota muito baixa em relação a um item em específico de apenas uma pessoa, busque, através de conversas francas e objetivas, entender quem apontou e tratar as melhorais a serem implementadas.

     Bom feedback reverso para todos! Bem-vindos à uma poderosa ferramenta de análise pessoal.

Por: Márcio Elias Fülber

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Próximo Post: O Valor da Palavra

Um comentário em “Feedback Reverso

Adicione o seu

  1. Pingback: O Maestro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: