O Vendedor Vira-lata

vendedorviralata     Esse é um canal destinado a área de vendas. O vendedor (a) que tem brilho no olhar, tem energia de sobra, sabe vender a imagem da empresa e os benefícios do serviço/produto, tem aqui um canal de apoio, de reflexão e de ideias inovadoras. Nas próximas linhas você vai entender o porquê do termo Vendedor Vira-lata.

     Você por acaso algum dia não conseguiu vender um produto ou serviço sendo que um colega seu, semelhante em experiência e tempo de empresa, além de ter um conhecimento similar conseguiu vender? Certamente a resposta foi sim. E você? Você mesmo que inconscientemente pensa: Será que alguém mais não vendeu? E aí que vem a surpresa. Sim. Outros também em situação similar a você não venderam. E aí que entra o Vendedor Vira-lata.

     Para o Vendedor Vira-lata se outro também não vendeu está tudo bem. Tão simples como: se eu estiver quebrado financeiramente, mas outro colega ou conhecido também está, está tudo bem. De onde vem isso? Isso vem da sua incapacidade de se indignar e de buscar ser diferente.

     O Vendedor Vira-lata reside dentro de você, salvo profissionais extremamente proativos e dinâmicos. Ele não faz prospecção como deveria, mas nem todos fazem. Ele não levanta as necessidades de maneira assertiva, mas ora bolas, nem todos fazem. Ele não consegue encantar os clientes vendendo a imagem da empresa que trabalha, mas nem todos fazem. Ele não treina vendedores, mas nem todos treinam. E assim ele vai levando a vida. E o pior, é quando ele acha que os vendedores que conseguem fazer são os beneficiados. Estudar? Para quê? Treinar para quê? Gastar um tempo contando a trajetória da empresa ou do produto/serviço? Para quê?

     E o pior, o pior é ver todos os seus pares sendo promovidos, ganhando rios de dinheiro, realizando sonhos e um sorriso radiante no rosto a cada encontro de vendas. Ufa! Ainda bem que os encontros de vendas são só uma vez por mês, por bimestre ou por semestre. O tempo ideal para pensar, vou melhorar, vou estudar, vou me reinventar, mas, lá se foi o tempo e no novo encontro ele volta, o Vendedor Vira-lata está ali pronto para pensar, mas ele também não vendeu, ele também não conseguiu, ele também não prospectou, ele também não vendeu a imagem da empresa, e finalmente, ele também quebrou. Game over.

Por: Márcio Fülber

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta e compartilhe.

Próximo post: O Vendedor Vencedor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: