Desafio: Substitua imediatamente a palavra “problema” pela palavra “desafio”. Faça melhores análises antes de tomar uma decisão. Pare, pense e aja. Tenho certeza que seus resultados e sua performance vão melhorar significativamente.
Em uma de minhas inúmeras viagens mundo a fora aprendi uma expressão que marcou minha vida para sempre. Estava em uma reunião de negócios na cidade russa de Stavropol e o Sr. Robert Katril, dono de um canal de distribuição, proferiu a seguinte expressão, enquanto estávamos iniciando a discussão de um problema: “Aqui na nossa empresa não temos problemas, temos desafios”.
Vejam só que expressão interessante. O que é melhor, ter um problema ou um desafio? Alguns vão pensar (ou mesmo dizer) que é uma conversa ridícula. Todos são sabedores de que a palavra tem um poder imensurável e a maneira como reagimos às situações tem muita influência no resultado das ações.
Não por menos que a referida empresa cresce em um país com inúmeras dificuldades e está em processo de expansão para os EUA. Mas, voltemos à nossa vida corporativa e de vendas. Lhes pergunto: Como você reage aos problemas? Você acha, na maioria das vezes, que vai conseguir resolver ou não? Os problemas só aparecem para você? “Tudo dá sempre errado para mim” é uma das suas expressões mais pronunciadas?
Cuidado! Você pode estar atraindo problemas que nem iriam acontecer. Podes estar sendo afoito na hora de tomar decisões e o resultado é esse. No post O Bom Hábito de Pensar esclareço algumas atitudes que julgo serem importantes para melhorar a performance do trabalho. Parar e analisar antes de tomar decisões mais importantes vai mitigar fortemente a chance de errar.
Para finalizar, experimente mudar a palavra – geralmente negativa – “problema” pela palavra positiva e encorajadora “desafio”. Verás que sua atitude irá mudar e as coisas se solucionarão de maneira mais fácil. Bom trabalho, vencedor!
Por: Márcio Elias Fülber
Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.
Curta e compartilhe.
Próximo post: A Persistência
Muito bom, Marcio! Tenho lido seus artigos e, sinceramente, são muito bons. Abraço.
CurtirCurtir
Obrigado Marcos. Isso me incentiva muito a seguir.
CurtirCurtir