Sentimentos à Flor da Pele

“Jamais perca a paciência diante de um cliente. Mesmo que tenha que ser um pouco mais duro e falar firmemente, não altere o tom de voz. Perder o autocontrole pode, inclusive, custar seu emprego”.

#63-SentimentoAFlorDaPele     Jamais, em hipótese alguma, reaja a uma explosão de sentimentos de qualquer pessoa, mas principalmente de seu cliente. Em muitos momentos de uma negociação, seja na hora de vender algo, seja na hora de negociar uma mudança mais drástica com seu interlocutor, podem ocorrer explosões de sentimentos dos mais variados, entre as quais gritos e choros são as mais comuns.

     Outro erro comum em caso de explosões é ser invasivo demais em relação a aspectos pessoais do envolvido. Deve-se ter todo cuidado ao falar sobre esses aspectos, visto que, primeiro, não é sua função e nem missão resolver assuntos pessoais de seu interlocutor e, segundo, qualquer palavra errada pode resultar em um agravamento da situação.

     Mas, afinal, por que não devemos rebater de bate-pronto, principalmente, gritos de nosso interlocutor? Ao rebater, certamente acabaremos perdendo o controle e aumentando também o tom de voz e você poderá ser mais agressivo do que deseja. Outro ponto importante de ser mencionado é que, ao questionar fortemente o ponto de vista de seu interlocutor, na visão dele, estará – mesmo que inconscientemente – fazendo provocações.

     Uma escalada de discussões não leva a nada e pode representar o fim de uma relação. Isso é extremamente importante de ser levado em consideração.

     A postura do verdadeiro líder é manter a calma e ouvir ativamente o que o seu interlocutor fala. Não o interrompa e deixe falar tudo que quiser. Aspectos pessoais não devem ser postos sobre mesa em hipótese alguma.

     A postura ideal é ouvir e após a conclusão, de maneira branda e cordial e em tom de voz suave, proferir, por exemplo, a seguinte e frase:

     – Entendo que a situação não está fácil para você. Entretanto, as coisas também não estão fáceis para nós. Porém, precisamos nos acalmar e buscar um entendimento sem magoar um ao outro. Se o senhor preferir voltar a falar mais tarde, respeito sua posição e podemos voltar a falar em uma hora. Fica a seu critério.

     Ao escutar ativamente seu interlocutor e usar a cordialidade na resposta, estarás abrindo as portas para um possível entendimento. Em tempo, você se prepara para grandes surpresas, quer seja gestor ou vendedor. O líder deve ter a capacidade descrita acima para realmente conseguir liderar. Pense nisso e viva a capacidade de se relacionar!

Por: Márcio Elias Fülber

Gostou do texto? Então clique aqui e cadastre-se para mais novidades. É simples: você receberá um e-mail de oviralatacontato@gmail.com com um link. Clique nele para confirmar. Toda semana tem um texto novo para você. Conheça a origem do blog O Profissional Vira-Lata clicando aqui. O blog não tem fins lucrativos.

Curta facebook e compartilhe.

Próximo post: As Viúvas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: