“Passe a tomar nota do seu desempenho ao final das negociações. Depois de concluída, faça uma análise do que aconteceu e busque pontos de melhoria. Isto deve ser um hábito”.
Certamente você, enquanto ser humano (seja vendedor ou não), muitas vezes já deve ter se frustrado com desempenho abaixo do esperado em algum projeto. Pior ainda é quando seu desempenho fica bem abaixo que o de seus pares. Se você não for O Vendedor Vira-Lata, certamente ficará muito abatido e com total falta de motivação para sair dessa.
Esse é um sentimento natural e se isso não acontecer com você, deve se preocupar, pois muito provavelmente pertence à classe do Vendedor Vira-Lata. Mas como agir nesse momento? O primeiro passo é esfriar a cabeça. Saia do ambiente, respire fundo, se acalme e ponha-se a pensar.
Nesse ponto a consciência é mandatária e vai aliviar a pressão ou, no mínimo, mostrar onde você errou. Faça uma leitura de todas suas ações que precederam o resultado decepcionante, observe se seguiu a orientação de seus superiores – ou os exemplos bem-sucedidos de seus colegas -, olhe o ambiente para os negócios (se estava ou não ideal), olhe o mercado (se estava favorável para comprar ou não), olhe a concorrência e, finalmente – mas não menos importante -, olhe para você, sua dedicação, sua energia, sua perseverança. O ideal é ir anotando as suas observações.
Ao final desse trabalho sua angústia pode diminuir ou aumentar. Vai diminuir no caso de você perceber que o que poderia ter sido feito, foi feito, e o resultado ruim foi causado por fatores externos. Isso vai remeter você a avaliar melhor previamente os ambientes externos antes de lançar um novo projeto ou buscar um novo negócio. A sua angústia vai aumentar se perceber que faltou motivação, energia e leitura de riscos e por isso seu resultado foi ruim. Nesse caso não adianta chorar pelo leite derramado. Pegue a lição. Digira bem o gosto amargo da derrota, arremangue as mangas e bola para frente. Força na Peruca!
Por: Márcio Elias Fülber
Gostou do texto? Clique aqui e cadastre-se para receber mais novidades. O blog não tem fins lucrativos. Toda semana tem um texto novo para você.
Curta e compartilhe.
Próximo post: Sentimentos a Flor da Pele
Deixe um comentário