A Consciência

“Passe a tomar nota do seu desempenho ao final das negociações. Depois de concluída, faça uma análise do que aconteceu e busque pontos de melhoria. Isto deve ser um hábito”.

#63-AConsciencia     Certamente você, enquanto ser humano (seja vendedor ou não), muitas vezes já deve ter se frustrado com desempenho abaixo do esperado em algum projeto. Pior ainda é quando seu desempenho fica bem abaixo que o de seus pares. Se você não for O Vendedor Vira-Lata, certamente ficará muito abatido e com total falta de motivação para sair dessa.

     Esse é um sentimento natural e se isso não acontecer com você, deve se preocupar, pois muito provavelmente pertence à classe do Vendedor Vira-Lata. Mas como agir nesse momento? O primeiro passo é esfriar a cabeça. Saia do ambiente, respire fundo, se acalme e ponha-se a pensar.

     Nesse ponto a consciência é mandatária e vai aliviar a pressão ou, no mínimo, mostrar onde você errou. Faça uma leitura de todas suas ações que precederam o resultado decepcionante, observe se seguiu a orientação de seus superiores – ou os exemplos bem-sucedidos de seus colegas -, olhe o ambiente para os negócios (se estava ou não ideal), olhe o mercado (se estava favorável para comprar ou não), olhe a concorrência e, finalmente – mas não menos importante -, olhe para você, sua dedicação, sua energia, sua perseverança. O ideal é ir anotando as suas observações.

     Ao final desse trabalho sua angústia pode diminuir ou aumentar. Vai diminuir no caso de você perceber que o que poderia ter sido feito, foi feito, e o resultado ruim foi causado por fatores externos. Isso vai remeter você a avaliar melhor previamente os ambientes externos antes de lançar um novo projeto ou buscar um novo negócio. A sua angústia vai aumentar se perceber que faltou motivação, energia e leitura de riscos e por isso seu resultado foi ruim. Nesse caso não adianta chorar pelo leite derramado. Pegue a lição. Digira bem o gosto amargo da derrota, arremangue as mangas e bola para frente. Força na Peruca!

Por: Márcio Elias Fülber

Gostou do texto? Clique aqui e cadastre-se para receber mais novidades. O blog não tem fins lucrativos. Toda semana tem um texto novo para você.

Curta e compartilhe.

Próximo post: Sentimentos a Flor da Pele

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: