O Gritão

“Faças a matriz de avaliação reversa apenas uma vez e verás quantas surpresas encontrarás. Ninguém consegue evoluir sem conhecer onde precisa evoluir”.

#56-OGritao     Então você acha que as coisas se solucionam no grito? Lamento lhe informar, mas a sua morte se aproxima…

     O mundo civilizado não aceita mais esse tipo de comportamento, muito menos de pessoas gerindo equipes. Vivemos na era da liderança horizontal onde, cada vez menos, é percebida a diferença entre líderes e liderados.

     Se você tem esse perfil, um choque de realidade se faz necessário. A única coisa que não muda – ao menos até a publicação do presente texto – é a morte. Eu, particularmente, costumo fazer uma matriz de feedback que aprendi em um dos vários cursos que participei.

     A matriz consiste basicamente em colocar em uma tabela várias características que você quer saber em relação a você mesmo, e pedir para que seus liderados, anonimamente, atribuam uma nota de 0 a 10 (zero = ruim e dez = ótimo) sobre qual a visão deles a seu respeito com relação ao requisito citado.

     Alguns exemplos de itens a serem destacados.

     De zero a dez, onde ‘zero’ significa ‘péssimo’ e ‘dez’ significa ‘ótimo’, como você avalia o meu desempenho em relação a:

  • Capacidade de comunicação;
  • Capacidade de ser flexível em decisões;
  • Capacidade de motivar pessoas;
  • Capacidade de instigar as pessoas a estudarem.

     No questionário, deixe um espaço para a identificação da pessoa que participou da pesquisa, ou seja, dê a oportunidade para o liderado mencionar o nome ou se manter no anonimato. Vejo que muitos líderes bons em conhecimento e em planejamento estratégico se perdem por incapacidade de mudarem a si mesmos. Alguns pensam que é mais fácil mudar o mundo do que mudar a si mesmo. Pense nisso!

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo post: O Sucessor

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: