O Poder do Incentivo

“Passe, a partir de agora, a incentivar seus pares e subordinados a estudarem e trocarem ideias para melhorar o desempenho. Você estará formando substitutos que lhe permitirão alçar novos voos.”

#55-OPoderDoIncentivo     Muitos gestores, mundo afora, têm uma enorme dificuldade de estimular os outros a se tornarem melhores profissionais. “Vamos deixar de fora melhores profissionais, pois seria pedir demais”. Uma constatação a respeito dessa dificuldade presume que, ao limitar o acesso ao conhecimento, esse gestor pensa estar mais seguro em sua condição atual. É quase um Vira-lata. Todos nivelados por baixo.

      Eu, particularmente, sou um entusiasta do crescimento pessoal e profissional de todos que estão a minha volta e até dos que podem vir a tomar meu lugar. Não existe motor maior de motivação do que buscar, cada vez mais, ser indispensável para a empresa. Obviamente não existe pessoa insubstituível (nem mesmo o dono) em uma empresa, mas ser uma das últimas escolhidas para desligamento é, no mínimo, uma garantia de continuidade.

     O líder deve criar um círculo virtuoso ao seu redor. Estimular o desenvolvimento de ideias novas, formação de novas lideranças. Isso vai trazer um ambiente positivo e de resultados gratificantes. Como visto no post A Escada Rolante, ao ficar parado você já está descendo.

     Um verdadeiro líder estimula seus liderados a crescerem. Nos feedbacks avalia o que seu liderado apresentou de novo nos últimos meses e, por fim, cobra melhora na entrega de itens analisados anteriormente.

     Para finalizar, você, líder que tem medo de que outros tomem seu lugar, deve pensar o seguinte: se você é tão bom líder não deve temer o crescimento dos outros. Deve agradecer, pois estará preparando outras pessoas tão competentes quanto você para ficarem em seu lugar quando a sua promoção chegar.

     Bora formar um ciclo virtuoso onde trabalha. Verás o ganho de produtividade diariamente. Pense nisso!

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo post: O Gritão

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: