“Quando você fez o seu último curso para melhorar seu conhecimento? Se faz mais de um ano luz amarela, mais de dois, luz vermelha, mais de três, escuridão completa.”
Vejo, constantemente, empresas em uma luta desenfreada para crescer. A energia despendida é imensurável e a ascensão, muitas vezes, é rápida. Mas por que elas caem? Você já parou para pensar e analisar o mundo a sua volta? Faça isso agora!
E você, vendedor, será que já não está sofrendo do mesmo mal? Aquele trabalho que era tido como difícil você tirou de letra; aquele canal que ninguém conseguiu abrir você tirou de letra; aquela venda de produto/serviço novo que ninguém conseguiu fazer, você foi lá e dobrou a meta.
Ter confiança é um dos grandes trunfos em vendas, mas excesso de confiança conduz a grandes tragédias em vendas. Quantas vezes já ouvimos a expressão “aquele vendedor era top de linha”? Era. O que aconteceu com o fulano que não é mais o mesmo? Você já parou para pensar se não estão falando isso de você? Lembre-se do post A Escada Rolante: parado você já está descendo.
Algumas situações levam você, vendedor, a cair. Muito tempo na mesma empresa sem novos desafios, muitos anos na mesma região de atuação e, principalmente, o medo da mudança. A mudança traz à tona a necessidade de se reinventar, de aprender algo novo, de se adaptar para novas situações.
Pense nisso. Será que nesse momento alguém está falando “o fulano não é mais o mesmo…”? Outra coisa que evita surpresas desagradáveis é o feedback. Solicite, com certa frequência e antecedência, um feedback verdadeiro de seu líder. Isso vai lhe ajudar muito. Boas vendas, campeão, e bola para frente para que ninguém mencione você na terceira pessoa do singular dessa forma: “Ele não é mais o mesmo. O que aconteceu com ele”?
Boas vendas!
Por: Márcio Elias Fülber
Próximo post: O Poder do Incentivo
Deixe um comentário