A Secretária

Jamais perca a oportunidade de interagir e de certa forma de interrogar uma secretaria. As informações coletadas serão valiosas. 

     #45-SecretariaUma das formas mais eficientes de conquistar a empatia de um cliente é encontrar a identidade compartilhada, ou seja, aspectos de gosto ou personalidade em comum. A secretária de qualquer cliente normalmente reúne informações extremamente interessantes sobre o seu chefe que podem ser muito úteis na conversa posterior.

     Chegar alguns minutos antes ao local do encontro e trocar palavras com a secretária pode revelar vários hábitos de vida e até de negociação. Se você conseguir extrair da conversa que o chefe é bastante leal, trato simples e que gosta de conversa franca, já terá informações importantes para o encontro face-a-face. Do mesmo modo, um chefe exigente, mal-humorado e sistemático necessita de uma abordagem muito diferente.

     O importante é saber criar a empatia com a secretária. Cuidado para não ser invasivo demais. Perguntas como há quanto tempo trabalha aqui, o Sr. Fulano chega sempre cedo aqui e você gosta do que faz, são importantes para entender um pouco da vida no ambiente.

     Além disso, o que está pendurado nas paredes, sobre a mesa de centro, a cor das paredes, o aspecto dos outros funcionários, o brio no olhar dos demais e a tradição ou estilo do cliente são fundamentais de serem entendidos. A maioria dos vendedores não se permite o tempo dessa troca de ideias ou acaba não fazendo as perguntas certas. Foco! O vendedor Vencedor sabe que descobrir o máximo de informações é um ponto extremamente importante para tornar a venda executável mais rapidamente e de forma sadia. Boas vendas!

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo post: Os Metidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: