O Bom Hábito de Pensar

     Você vendedor, que busca ser um profissional diferenciado, tire uma hora, duas horas, não importa o tempo por semana para analisar seu trabalho e seus próximos passos. Faça disso um hábito e em breve estará se sobressaindo aos demais.

#44-OBomHabitoDePensar

     É impressionante como a maioria dos vendedores destina muito pouco tempo para pensar, parece que todas as fórmulas do sucesso estão prontas na cabeça de todos. Você já parou para pensar alguma vez sobre qual estratégia efetiva vai usar para aumentar suas vendas? Você já pensou qual estratégia vai usar para conquistar novos clientes? Você já parou para planejar o atual ano de vendas? E o próximo?

     Para a maioria de vocês a resposta certamente foi sim. Mas qual a qualidade desse sim? Certamente pouco tempo foi demandado, pois não se vê muitos vendedores apresentando planos estratégicos.

     Vamos continuar com mais uma reflexão. Quantas vezes uma ideia sua foi usada pelo seu superior para ensinar toda a equipe? Se a resposta for “nenhuma vez”, você realmente não tira o tempo para pensar e ser efetivamente diferenciado.

     Nós, latinos, sofremos muito com a expressão “deixa eu pensar”. Isso é extremamente comum mundo afora. Na Rússia, por exemplo, raramente decisões mais relevantes são tomadas antes de uma noite de sono. Mas, para deixar claro, prefiro o nosso jeito de tomar decisões. Mas onde, então, está o problema? O problema está no fato de não nos concentramos antes em simular as ações, avaliar riscos e, de uma hora pra outra, devemos tomar decisões estratégicas.

     Pegue por hábito planejar seu trabalho. Qual seu objetivo? Qual sua causa? Se você tem uma causa, comece a avaliar quais são seus clientes. Como aumentar o número de clientes ativos? Qual o volume esperado? Avalie seu canal de vendas e a concorrência. Quais são os pontos fortes e fracos do seu canal e os da concorrência? E o pós-vendas?  Isso tudo, bem pensado, dá uma base muito forte.

    Raramente vi vendedores serem promovidos sem terem criado estratégias ou conhecimentos novos que acabaram influenciando toda a equipe. Então não pense nesse texto, pense no seu trabalho e como ser diferenciado. Bons pensamentos!

Por: Márcio Elias Fülber
Próximo post: Se Secretária

 

6 comentários em “O Bom Hábito de Pensar

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: