O Cliente Ranzinza

32-OClienteRanzinzaNo ramo de vendas inúmeras vezes atendemos clientes ranzinzas (ou azedos, se preferirem). Esses clientes, por causa das suas personalidades fortes ou da falta de equilíbrio emocional para conseguir separar problemas pessoais dos negócios, se tornam extremamente difíceis de atender.

     Parece que sempre “estão com a macaca”. Quando o vendedor chega, eles já começam reclamando de outra negociação e jogam tudo na mesa logo no início do encontro. Você já passou por isso? Certamente sim.

     Como lidar com esse tipo de cliente? Basicamente há três maneiras, conforme segue:

  • Se adapte ao comportamento dele. Se ele reclama de tudo passe a reclamar também. Ache pontos de concordância e construa laços de amizade;
  • Seja duro quando ele for duro. Pessoas que alteram o tom de voz geralmente sabem que podem ouvir uma resposta no mesmo tom. Isso não irá gerar constrangimento, pois é a empatia se manifestando em seu nível mais extremo, pura e simplesmente;
  • Abandone o cliente. Retire a proposta e, literalmente, vire as costas para ele. Pode não ser de imediato, mas o cliente voltará a lhe procurar e com um comportamento mais amistoso.

     Já diz um velho ditado de vendas: “todo homem tem o jeito certo de se montar”. Mesmo o ser humano mais grotesco e azedo pode ser conquistado. Agora, querer ter esse cliente em sua carteira também merece uma bela reflexão. Se ele já é ranzinza na hora de negociar provavelmente será assim para sempre.

     Mas não podemos esquecer que o mesmo cliente, quando satisfeito, é um poderoso aliado, pois se o ranzinza está satisfeito significa que as qualidades e o desempenho do produto atenderam a expectativa de quem adora reclamar. Pense nisso. Se você tem certeza que a necessidade será suprida, dê boas-vindas ao cliente ranzinza. Caso contrário, fuja dele. Boas vendas!

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo post: Direto ao Ponto

4 comentários em “O Cliente Ranzinza

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: