Agora Gerente

#31-AgoraGerente     Na grande maioria das vezes um profissional é promovido a gerente por influência dos seus colegas diretos e isso é espetacular. Essa tendência decorre do notável conhecimento amplo que possui na área em que vai atuar como gerente. Cabe lembrar que nem sempre um bom assistente de exportação, por exemplo, tem perfil para ser gerente de exportação; nem sempre um bom profissional de compras tem perfil para ser gerente de compras ou um bom vendedor tem perfil para ser gerente de vendas. Penso que com relação a isso estamos de acordo.

     O gerente é aquele ser que chega trazendo novas ideias, é um Bom Ouvinte, sabe se colocar no lugar dos outros e tem uma postura firme e uma voz forte que se impõe – quando é necessário – sem melindrar seus interlocutores. Novamente penso que estamos de acordo.

     O maior problema enfrentado em termos de gerência é a incapacidade que muitos têm de se desvincularem de suas antigas funções. O gerente de vendas, por exemplo, comumente negocia máquinas com o cliente, passando por cima do vendedor. Por acaso algum gerente deve levantar a bandeira e bradar: “mas também, o vendedor não dá no coro”? Esse é um dos maiores erros que um gerente pode cometer. Obviamente ele deve saber fazer uma negociação ou, pelo menos, ter noção avançada de como se faz, mas ele não precisa e nem deve tomar o lugar do seu imediato.

     Desenvolver pessoas é uma das maiores atribuições de um gerente e ao tomar o lugar do outro está, na verdade, inibindo as pessoas. Sempre afirmo que o gerente tem que ser recebido com tapete vermelho, pois ali, na visão dos subordinados vem um profissional que:

  • É um bom ouvinte;
  • Sabe dar feedback dos aspectos positivos e negativos, sempre de forma individual;
  • É bem-humorado e afável com as pessoas;
  • É criativo; e
  • Sabe muito bem discernir o que é certo e o que é errado.

     O gerente que falha nos itens descritos acima tende a ganhar muitas coisas antes de seus subordinados. Até aquele infarto, que estava previsto para o seu imediato, o encontra antes por causa da sua sobrecarga de trabalho. Pense nisso!

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo post: O Cliente Ranzinza

4 comentários em “Agora Gerente

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: