O Vendedor Muxibento (mão de vaca)

#28-OVendedorMuxibento     Em minhas andanças de vendas já vivenciei cenas hilárias como a de um vendedor que viajou de uma cidade a outra (220 km) com R$ 10,00 na carteira para não ter que pagar o almoço para alguém. Já vivenciei inúmeras vezes cenas em que “esqueceram” a carteira e não puderam pagar a conta, apesar de “quererem muito”. Todas essas situações foram perpetradas por vendedores bem-sucedidos financeiramente.

     Até aí qual o problema? Problema nenhum. Provavelmente são bem-sucedidos financeiramente por isso. Mas existe uma frase que diz assim: “as empresas familiares estão onde estão devido aos seus donos, mas ninguém sabe dizer onde estariam sem eles”. O que essa expressão tem a ver com o assunto? Vendedores Muxibentos tendem a não correr riscos. São seguros demais nas suas finanças e por consequência na maneira como vendem e levantam necessidades.

     O vendedor tem por obrigação prospectar, quase que às cegas, vendo em cada pessoa um cliente em potencial. As questões de crédito devem ser avaliadas pela área de crédito da empresa e não por você, vendedor. Óbvio que nomes sujos na praça não serão ofertados.

     Você que acha que não é muxibento (mas certamente é, pois todos os seus amigos lhe chamam disso) como tem se comportado? Tem conseguido abrir novos clientes facilmente? Tem conseguido crescer em vendas com a mesma velocidade dos demais? Tem convivido com demais vendedores e clientes ou tem sido deixado fora das listas de convidados? Nunca se esqueça que vendas é relacionamento. Vendedores Muxibentos tendem a ser excluídos das rodas de conversas e seus resultados vão caindo ano após ano.

     Pense seriamente nisso. Você não percebe, mas sua avareza está minando seu potencial. Pagar um jantar eventualmente, dar um presente ou bombons e chocolates uma ou outra vez, faz com que você seja bem visto, ajudam você a ter mais clientes ao seu redor. Além do mais, essa atitude mesquinha impede que você se torne o Vendedor Amado, pois afinal, nem se você nascesse novamente seu bolso iria permitir ser violado para dar tantos presentes a ponto de se tornar o Vendedor Amado.

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo post: Se Não Sei Pergunto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: