Inúmeros vendedores são seduzidos, quase que diariamente, por promessas mirabolantes de emprego e acabam caindo em grandes ciladas. O Leão Interior, quando está indomado, é um dos grandes motivadores das falhas de análise dos vendedores.
O primeiro passo para não cometer erros é se autoconhecer e saber seu valor. Parece um absurdo essa informação, mas o vendedor deve saber o seu valor e saber avaliar se aquela proposta é condizente com seu conhecimento e capacidade.
Outro ponto importante é conhecer profundamente o autor da proposta. Saber qual é o perfil da empresa e da gerência de vendas, qual o tempo de atuação na região, história e projeção futura da empresa, ter contato de alguns clientes para buscar informações, conhecer a reputação dos outros vendedores da empresa e, finalmente (em caso de empresas familiares), saber em que ponto anda a sociedade ou a sucessão, para não ser surpreendido por uma demissão em caso de troca de comando.
Além de tudo isso é muito importante conhecer a praça onde vai atuar. Se a empresa estiver em declínio ou a concorrência fortemente posicionada, com crescimento sólido e baseado em produtos/serviços inovadores – por melhor que você seja – não conseguirá reverter uma queda vertiginosa baseada em estagnação. Essa avaliação deve ser feita, pois seu nome estará em jogo ao assumir a nova oportunidade.
Esses são detalhes simples, mas extremamente eficazes para tomada de decisão. Sempre que a promessa for tentadora demais fique atento. O mercado atualmente não oferece condições de remuneração através de salários muito acima da média e, tampouco, fornece condições para grandes tipos de benefícios. Pense nisso. Boas vendas e boa sorte!
Por: Márcio Elias Fülber
Próximo post: Vendas Difíceis
ótimo Post! é a realidade! abraço amigo
CurtirCurtir
Obrigado
CurtirCurtir