Eis um tema que na da vida corporativa é um dos mais delicados. Já pensou se o seu subordinado deixa de dar ideias pois não acredita que será reconhecido? Certamente isso está acontecendo na sala ao lado. De onde vem esse comportamento, visto que o sucesso das empresas é fruto do esforço conjunto e nunca o individual?
Inúmeros gestores têm um comportamento repugnante com relação a boas ideias vindas de colaboradores. Se apossam delas e as vendem para seus superiores como se fossem suas. Isso é lastimável. E aqueles superiores que criticam ou rejeitam a sua ideia e alguns dias depois – os mais maquiavélicos podem esperar por meses – apresentam-na como se deles fossem? Conhece esse tipo de profissional?
Você, “chefe”, precisa entender que os méritos são dados a quem de direito são. É muito simples falar “ele deu uma ideia muito boa e nós do setor já estamos trabalhando no planejamento para posterior execução, se aprovada”.
Analisemos a frase:
- O mérito é dele. Nesse momento o diretor pensa o seguinte: temos bons profissionais nesse setor e o gestor é um verdadeiro líder, pois a sua equipe se desenvolve o tempo todo. Seu nome virá à tona e o reconhecimento será inevitável. Vejam que visão espetacular.
- Mérito individual para a ideia, mas o reconhecimento é do conjunto pelo uso da palavra ‘nós’. Essa palavra é poderosa pois demonstra trabalho em equipe. Nós erramos e nós acertamos. Esse é o segredo.
Agora serei um pouco mais direto com você, chefe “roubador” de ideias: não pense você que os seus superiores não sabem o que está acontecendo. Você pode enganar alguns por meses ou anos, mas não consegue enganar todo mundo a vida inteira. E certamente, na próxima oportunidade, será promovido aquele cidadão humilde, que reconhece o mérito de cada um e tem o carinho e o respeito de todos.
O caminho da ascensão profissional está longe de ser aquele em que se passa por cima ou se pisa nos outros. Pense nisso! Estude, se renove e o sucesso baterá à sua porta.
Por: Fülber
Próximo post: O Vendedor Encantador
Muito bom texto!
CurtirCurtir
Obrigado William!!
CurtirCurtir
Parabens pelo texto,Marcio. Sábias pala ras!!!
CurtirCurtir
Obrigado Thiago!!
CurtirCurtir
Muito bom Marcio, acho que devemos refletir e tentar aplicar isso no dia a dia
CurtirCurtir
Obrigado amigo.
CurtirCurtir
Excelente tema! Muitas vezes acabamos frustrando bons profissionais por não sabermos valorizar e incentivar suas atitudes produtivas .
CurtirCurtir
Elogiar e reconhecer são duas ferramentas poderosas para motivar pessoas.
CurtirCurtir