Todos têm aquele cliente chato, sistemático, metódico e cheio das manias. Todos sabem que se for vendido qualquer produto ou serviço para ele certamente a dor de cabeça virá. O pior de tudo é que esse cliente ainda espreme os preços e acaba comprando melhor que os outros. Você tem clientes com esse perfil? Certamente sim.
A dificuldade de romper com esse cliente e riscar ele da lista é muito grande pois, apesar de tudo, ele sempre volta a orçar preços com você, não é verdade?
O vendedor deve sempre medir as consequências e custos de ter um cliente com esse perfil em sua carteira. Primeiro porque ele vai denegrir a imagem de seu produto ou serviço até que esteja satisfeito (se isso um dia acontecer). Segundo porque você gasta tempo e energia demais atendendo esse cliente ao passo que poderia gastar todo esse tempo e energia atendendo novos clientes ou fidelizando cada vez mais a carteira de clientes.
Mas como se livrar desse tipo de cliente? São basicamente duas as maneiras. A mais indicada é trabalhar com preços muito acima dos praticados com outros clientes, inviabilizando a aquisição do produto. Se mesmo assim o cliente comprar, a margem de lucro compensará a maior parte da despesa extra demandada. Outra forma que possivelmente usaria é simplesmente comunicar ao cliente que a empresa não tem mais interesse em vender para ele. Muito simples, mas cuidado com os efeitos adversos dessa posição. O cliente pode se tornar um inimigo e falar mal de você ou de sua empresa. Apesar de que clientes com esse perfil raramente são bem aceitos em sua comunidade e raramente seus depoimentos são levados em conta para definição de compras dos demais clientes.
E você, supervisor, gerente ou diretor, não adianta culpar o vendedor pela venda. Você deve passar as diretrizes de trabalho e assumir os resultados. Boas vendas!
Por: Fülber
Próximo post: Méritos
Deixe um comentário