Satisfeito ou Motivado?

22-satisfeitooumotivado     Existe uma diferença brutal entre estar satisfeito e estar motivado, e muitas pessoas (principalmente em cargos de liderança) confundem isso e acabam perdendo bons profissionais.

     Alguns líderes pensam que um bom salário, uma boa sala para trabalhar com ar-condicionado, boa cadeira e boa mesa são motivadores para os funcionários. Grave engano. Ter esses aspectos traz satisfação ao trabalhador, mas nunca motivação.

     Mas afinal, o que traz motivação? O que motiva as pessoas e as mantém nos seus postos e focadas em crescer é a conversa franca sobre elas mesmas. É saber da condição financeira e mercadológica na qual a empresa se encontra. Além disso, e talvez com maior importância, é a conversa sobre o futuro da pessoa na empresa. Não existe maior motivador para uma pessoa do que saber o que se espera dela e o que ela precisa fazer para “chegar lá”.

     Empresas familiares têm mais dificuldade ainda em repassar claramente esse tipo de informação. Jovens talentos são perdidos frequentemente, não pelo baixo salário, mas pelas baixas perspectivas. Alguns líderes pensam – erroneamente – que se disserem “você tem que estudar para conquistar uma oportunidade” e não conseguirem promover a pessoa, estarão em uma situação ruim. Mas aí eu questiono: se alguém aprendeu algo e agora está preparado para o mercado, alguém vai reclamar? Certamente não.

     O feedback é uma das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento de pessoas. Existem técnicas especiais para a execução do feedback e devem ser seguidas. E não pense que o feedback serve apenas para sugestões de melhorias. Elogios também são muito bem vindos e motivam muito o profissional vencedor.

     Pense nisso, você, líder. Seu subordinado sabe onde pode chegar e o que precisa fazer para alcançar o posto almejado? Nada melhor que uma boa conversa para injetar motivação na veia.

Por: Fülber

Próximo post: Gostar de apanhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: