Bom Ouvinte? Falar Pouco?

o-bom-ouvinte

             Inúmeras vezes ouvi a expressão “ele é um bom ouvinte”. Sinceramente isso me judiava. Eu, sempre falante e cheio de argumentos e estratégias e brincando o tempo todo, invejava isso fortemente.

                Quando aprendi a técnica de O Vendedor Impaciente comecei a superar isso e hoje já percebo que sou melhor ouvinte.

                Mas afinal, por que Bom Ouvinte? Falar Pouco? Conheço muita gente que fala pouco e um número infinitamente menor de pessoas que realmente escutam o que está sendo dito. Normalmente existem algumas pessoas mais quietas, reservadas, até pacatas no seu comportamento, mas isso está muito longe de caracterizar um bom ouvinte.

                Preste atenção em você mesmo. Com qual frequência seu pensamento viaja em outra dimensão enquanto alguém conversa com você? Você alguma vez, em uma conversa a dois, já pediu para alguém repetir o que dizia? Como se explica, em uma conversa a dois, ter que repetir o que foi dito? Certamente você já deve ter passado por essa situação e isso até normal é. O problema é passar por isso com frequência.

                Um grande vilão moderno da audição e concentração é o celular. Não vou, aqui, dar lição de moral para que não usem o celular na presença de clientes, pois isso é básico. A menos que seja para mostrar algo relacionado ao trabalho isso não é aconselhável.

                Mas como agir nessa situação? Após aprender as técnicas do post O Vendedor Impaciente passei a melhorar minha performance ao me conhecer melhor. Seguir os gestos do outro, fazer movimentos tanto de concordância quanto de discordância com o interlocutor e, finalmente, emitir sons aprovando ou reprovando, ajudam demais a manter foco na conversa.  Perguntas abertas também ajudam você a ter mais atenção de quem está a lhe ouvir.

                Para finalizar, nunca esqueça que as pessoas gostam de falar de si mesmas, mas tendem a escutar pouco a história dos outros. Por isso use muito a terceira pessoa, Ele, assunto de outro post já publicado. Boa audição para você e boas vendas.

Por: Fülber

Próximo post: E os Riscos?

2 comentários em “Bom Ouvinte? Falar Pouco?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: