O Cliente Bipolar

img-20170112-wa0010

                Somos a soma de todas as pessoas que convivemos durante nossa vida e que de alguma forma tiveram um papel relevante. Quando vendedores, somos tão experientes quanto o nível de dificuldade a que somos expostos diariamente em nossa vida profissional.

                Todo vendedor em sua trajetória deve ter atendido o famoso Cliente Bipolar. Hoje está tudo bem, mas, amanhã, passe longe dele pois está extremamente desgostoso, é estupido e arrogante. Você conhece esse tipo de cliente? Certamente sim!

                Esse cliente é o maior professor que alguém pode ter sobre gestão de pessoas. Ele consegue viver em questão de horas ou dias a pessoa mais agradável possível e a mais repugnante possível. Mas, afinal, como lidar como esse cliente?

                É importante deixar claro que esse cliente normalmente é boa pessoa mas muda de humor rapidamente. Os mais maduros até desculpas podem lhe pedir em função de algum exagero. Para atender esse tipo de cliente algumas dicas são extremamente importantes, veja, extremamente, isso não quer dizer que para os demais clientes essa regra não valha também:

                – Prometa apenas o que possa cumprir. Jamais jogue com esse tipo de cliente pois a falha gerará um estresse imensurável;

                – Avalie exaustivamente se seu produto está de acordo com as necessidades do cliente. Qualquer erro pode levar a necessidade de recolher ou trocar o produto;

                – Tenha clara a estratégia de pós-vendas. Se não tiver segurança nesse quesito desista da venda até estar melhor preparado; e, finalmente,

                – Eventualmente bata de frente. Isso é importante para mostrar que no outro lado também tem alguém que pensa, se posiciona e pode sim ser duro em caso de necessidade.

                Em minha vida profissional, algumas vezes, já deixei clientes falando sozinhos. “O dia que o senhor estiver disposto a ter uma conversa civilizada voltaremos a falar, passar bem” –essa é uma expressão usada em algumas vezes. Será que se perde um cliente por isso? Raramente. Nunca perdi um cliente devido a essa expressão. Clientes bipolares sabem que tem instabilidade emocional e sabem, quando no momento de bom humor, reconsiderar e voltar a negociar.

                Além disso tudo, se sabes que o cliente está naqueles dias, espere o momento ruim passar e boas vendas. Nenhum cliente merece o direito de ser desprezado. Boas vendas!

Por: Márcio Elias Fülber

Próximo post: Bom ouvinte? Falar Pouco?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: