Passa ano e mais ano e vendedor ingênuo não aprende. Os compradores de hoje em dia estão cada vez mais treinados. Os livros sobre vendas que você não lê, muitos deles leem para entender suas estratégias de venda. Cursos sobre compras, muitos deles fazem, para buscar o melhor preço e condição para aquisição por parte da sua empresa.
Muitos têm, na escola da vida, um ótimo professor. Filho de peixe, peixinho é. Mas afinal, com o que isso tem a ver? Já vi vendedores experientes tremerem ao se depararem com uma proposta de quantidade muito acima da sua expectativa inicial. Cuidado! Pode ser uma artimanha. Se o comprador solicitar o preço à vista, jamais passe o melhor valor na arrancada. Espere a evolução do negócio.
Cuidado com as expressões, como por exemplo: “essa é a primeira de muitas”. Não saia por aí rasgando preços. Se você tem por hábito dar o melhor preço na primeira oportunidade, atenção! No Brasil, diferentemente de muitos países, o desconto é quase que obrigatório e queimar cartuchos pode representar pedir arrego para o supervisor. Sabe quem é o supervisor? É o primeiro cidadão que lhe avalia.
Respire fundo, mostre segurança e passe o preço. E espere. Algumas ameaças como “vou comprar lá, ou acolá”, são até bem vindas. Ganhar todas significa que você só está vendendo o que há de mais barato no mercado. Vender o que é mais barato poucas vezes é uma estratégia segura na manutenção de negócios. E pior, se você aprender e viciar em vender preço barato nunca vai ser um vendedor de desejos de altas performances. Pense nisso! Boas Vendas!
Por: Fülber
Próximo Post: O Vendedor Coruja
Com certeza…. temos que vender melhor o nosso diferencial…
CurtirCurtir
Agregar valor sempre… e não tremer na frente da cara feia..
CurtirCurtir
Show só vai ter alta performance em vendas quem vender qualidade e não preço!!!!!!!!’
CurtirCurtir
perfeito Carlos..
CurtirCurtir
Belo texto, Marcio, na verdade todos somos vendedores!
CurtirCurtir
Exatamente. Estou pensando em mudar o nome para O Profissional Vira-lata… daqui uns dias começam os textos sobre os Clientes
CurtirCurtir
Parabéns pelo texto Márcio.
São raros os vendedores que trabalham e vendem os benefícios de seus produtos.
CurtirCurtir
Realmente. Nesse caso a culpa sempre é o preço que é caro demais..
CurtirCurtir