O Potreiro do Vizinho

     08-opotreirodovizinhoPenso que todos conhecem essa expressão “o quintal do vizinho é sempre melhor que o meu”. O que essa expressão tem a ver com vendas? Tudo! Você já ouviu falar em prospectar novos clientes? Você já ouviu falar de clientes em potencial? E já viu pessoas orgulhosas de ter mil, dois mil ou mais clientes potenciais? Eu já vi muito isso.

     Mas agora a pergunta que realmente é importante: e seus clientes ativos, como estão? Como está o atendimento em relação a eles? Qual a frequência de visitas? Você tem conseguido aumentar a venda média anual para o seu cliente ativo? Qual o plano que você tem para melhorar sua performance com relação a esses clientes?

     O cliente ativo é o cliente que já lhe conhece, já conhece sua metodologia de trabalho, já conhece sua empresa e você já conhece os hábitos de compra, o departamento financeiro, já conhece sua tradição de pagamentos, mas está abandonando ele. Essa é uma dura constatação em muitos lugares, afinal, como a concorrência está tomando seu lugar ou o de sua empresa, se é sabido que o grande diferencial daqui para frente não será a tecnologia, mas sim o serviço?

     Vender é basicamente prestar serviço para o cliente, ofertando-lhe a melhor solução com o melhor custo-benefício percebido pelo cliente.

     Então concentre-se, primeiramente, em manter seu cliente. Em segundo lugar em melhorar a performance de vendas com seus atuais clientes para, somente no terceiro momento, quando o item um e dois estiverem contemplados, partir em busca do novo cliente potencial. Cuide de teu potreiro pois alguém pode tomar conta dele quando você menos esperar. Boas vendas!

Por: Fülber

Próximo post: Força na Peruca

Um comentário em “O Potreiro do Vizinho

Adicione o seu

  1. Nas minhas leituras de MKT digital, fala-se muito de que é muito mais barato de manter um cliente do que conquistar um novo! Ótimo texto, Marcio!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: