O Vendedor Impaciente

     07-ovendedorimapacienteEstou certo ou tudo está errado? Em que estou errando?  Por que as coisas não acontecem?  Será que não gostam de mim?  Será que estou falhando no levantamento de necessidades? Essas são perguntas típicas de vendedores impacientes. Outra característica desse vendedor é a hiperatividade.

     Durante muitos anos sofri com esse tipo de questionamento, que quase me levou à loucura. Um dia, lendo um editorial, vi uma frase que dizia mais ou menos isso: “se conheça, conheça teus clientes, conheça o mercado e terás paz na cabeça para desenvolver um bom trabalho”. Conhecer os clientes e o mercado é questão razoavelmente fácil, mas ter a frieza para ver suas próprias falhas requer um pouco mais de força de vontade e de coragem.

     Foi o que fiz. Peguei uma folha de papel A4, fiz um risco cortando ao meio e coloquei as seguintes perguntas:

  • No lado esquerdo: em que sou bom?
  • No lado direito: o que preciso melhorar?

       Itens como proatividade, resiliência, pensar no longo prazo, agressividade em vendas e dinamismo são exemplos de boas características para um vendedor.

     Itens como falar demais, desistir fácil, querer mudar constantemente de emprego, olhar no curto prazo são bons exemplos de aspectos a serem melhorados.

     Depois de feito o quadro, analise profundamente o que você está fazendo para melhorar seu lado que precisa ser aprimorado. Olhe também seus aspectos positivos e trabalhe para cada vez mais incrementar desempenho nesses aspectos.  Algumas vezes na vida recebemos críticas duras e demoramos a assimilar e, pior ainda, muitas vezes não aceitamos. Essas críticas devem ser avaliadas para fazer parte do quadro. Confie em mim: vão lhe ajudar muito.

     Sempre que tiver dúvidas sobre seu desempenho ou sua capacidade, faça novamente esse quadro.  Ele vai lhe ajudar muito. Boas vendas!

Por: Fülber

Próximo post: O Potreiro do Vizinho

7 comentários em “O Vendedor Impaciente

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: