Pronto ou Não

     prontoounaoPronto ou não, aceite a oportunidade! Inúmeras vezes conversei com pessoas perguntando se elas teriam interesse de atuar em vendas ou assumir uma nova posição, e em outras inúmeras vezes ouvi a resposta “quero sim, mas ainda não estou pronto”. Se isso já lhe aconteceu você sabe muito bem como é. Vale muito para o vendedor ser convidado a ser supervisor ou gerente, assim como para o gerente ser convidado a ser diretor e assim por diante.

     Pensemos juntos: porque alguém convidaria você? Porque tem olhos azuis e um semblante carinhoso? Certamente não! Se você foi convidado é porque já vem sendo observado há algum tempo e as pessoas acreditam no seu potencial. Cada vez mais os processos de seleção estão deixando de lado a visão emocional para dar lugar às visões mais racionais e amplas na análise do perfil.

     Agora a outra surpresa. Para quem faz o convite, e quando o faz, este é o momento de ver o brio no olhar do convidado. Ao responder que “ainda não está pronto”, seu olhar emana o deslustre de um derrotado. Seu superior perde o tesão na hora e já não lhe vê mais como um possível candidato. Pasmem! Já não lhe vê mais como um possível candidato.

     Queridos vendedor, supervisor e gerente! Antes que terminem de fazer o convite, diga SIMMMMMMM. Com essa resposta você encanta seu superior, que vai lhe apoiar.  Todo superior com o mínimo senso de sensatez sabe que existe um período de adaptação em uma nova função, e esse tempo é mais que suficiente para ‘pegar o jeito’, como se diz.

     Existem inúmeros materiais disponibilizados a todo momento para se ampliar o conhecimento. Se você foi chamado, provavelmente já está (ou deveria estar) estudando algo. Empatia, humildade e sucesso para você, na sua nova função. Rumo ao topo!

Por: Fülber

Próximo post: O Vendedor Impaciente

4 comentários em “Pronto ou Não

Adicione o seu

  1. Fulber! Perfeito.
    As oportunidades são únicas e cada dia, cada hora e cada minuto existem várias. Fazer um bom trabalho, dentro dos valores da instituição e dos seus próprios, assim como, estar atento, fazendo o algo a mais sempre, dispensará algo que alguns chama de sorte. Numa oportunidade recusei um candidato porque me disse que levaria três meses para aprender sobre os produtos da empresa (o mercado precisa de pessoas proativas que saibam fazer uso do tempo e não ao contrário). Seus textos são perfeitos, condizem com a realidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: