O Vendedor Amado

amado

É aquele vendedor que quando entra no ponto de vendas consegue um sorriso de todos. A senhora do café vem lhe atender com um cafezinho bem gostoso e simpaticamente pergunta: “E a família, como está?”; “Passou bem à noite?”. E você, de forma cortês, retribui as gentilezas, ora com reciprocidade nas perguntas, ora com bombons e chocolates. E quem assa aquele churrasco no ponto de venda, prepara e serve a bebida, é ele. Isso sim é ser agradável. Como eu queria ser atendido assim por um vendedor. Certamente seria fácil fazer negócios.

Até aí tudo bem! Simpatia e ser querido por todos tende somente a trazer benefícios. No primeiro momento, parece que sim, mas com toda essa simpatia porque as vendas não acontecem? Onde está o problema? E o pior: aquele vendedor pouco simpático da concorrência vem ganhando espaço no seu ponto de venda.

Lhe pergunto: é fácil persuadir sua namorada (o), sua esposa/marido, seu/sua chefe a tomar decisões que não são tão agradáveis, depois que eles lhe conhecem bem? A resposta é não! Até porque a relação de compra e venda é um conflito, onde o comprador quer fazer o melhor negócio possível e o vendedor também necessita fazer o melhor negócio possível.

Então, onde reside o problema? O problema reside na estreita proximidade com o cliente, o que inibe vendedor de falar o que precisa ser dito. A perda de força para introdução de projetos novos, a perda de força para venda de produtos/serviços novos e, por fim, a maior exigência de presença em pós-vendas são sintomas clássicos de que o vendedor é amado.

E como reverter isso? Sendo sempre agradável, mas passar a ser mais assertivo sem ser deselegante. Esse é o desafio. Na maioria das vezes, só uma mudança de canal ou de zona de trabalho, consegue dar a oportunidade de recomeçar e não repetir os mesmos erros já cometidos no passado.

Agora olhe para você mesmo. Onde você se encaixa? A venda de lançamentos e a introdução de produtos novos está sendo difícil? Cuidado! Você pode ser o Vendedor Amado. Pense nisso e se reinvente.

Se desejares conhecer 48 diferentes tipos de vendedores clique Qual Vendedor Você É? Se conhecer é o maior segredo para o sucesso de qualquer, especialmente para os vendedores.

Por: Fülber

Próximo post: O Vendedor Dengoso

11 comentários em “O Vendedor Amado

Adicione o seu

  1. Márcio, gostei muito da análise. Realmente o vendedor querido acaba criando uma zona de conforto que pode ser prejudicial para suas metas. Muitas vezes não conseguimos parar, e levantar vôo para ver as coisas do alto, e realizar esse tipo de reflexão. Parabéns!! E obrigado por dedicaram seu tempo para ajudar as pessoas em suas transformações pessoais.

    Curtir

  2. Olá Marcio,

    Realmente, visualizo desta forma, profissionais confundindo o ser “parceiro do cliente” com o ser “amigo do cliente”. Não que ele não possa ter esta aproximação (íntima), mas as desvantagens e o risco para com a negocição o fazem perder força, como você mesmo relata.
    Já o parceiro é exatamente a pessoa a qual o cliente procura, aquele que domina o assunto, consegue avaliar os problemas de seu cliente e entregar as soluções que ele precisa, e claro, uma boa relação profissional com seu cliente é sim importante, pois para entende-lo é preciso conhece-lo. Acredito que sejam alguns poucos passos para um possível sucesso com a carteira.

    Curtir

  3. Excelente ponto de vista Márcio.
    Acredito que cada vez mais o departamento de vendas necessita ampliar o seu relacionamento com os clientes para obter resultados em ambas as partes. Um bom atendimento e fazer um algo a mais, realmente se doar e estar vivendo o momento, preocupado com o amigo cliente, deve proporcionar bons frutos como consequência.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: