Não existe nada pior que o vendedor egocêntrico. Ele é pior que O Vendedor Vira-Lata. O vendedor egocêntrico atrai a repulsa de todos e acaba sendo excluído da lista de fornecedores do potencial comprador.
O problema é que, muitas vezes, o vendedor é tão autoconfiante ou tão ansioso que precisa se vangloriar das coisas. Isso é como querer classificar como classe ‘A’ a própria firma. Quem define a qual segmento ou público uma linha de produtos/serviços vai atender são os clientes, e não a empresa!
Expressões como: vendi; vendi mais de; no meu tempo eu fazia e acontecia; quando atendia aquele cliente vendia muito; são expressões típicas do vendedor egocêntrico. Mas existe outro tipo de egocentrismo, mais sutil, mas tão repulsivo quanto o citado acima.
Muitas pessoas têm o hábito de se gabar dos seus produtos/serviços ao invés de deixar o cliente fazê-lo. Vamos a um exemplo: vendemos um produto para um comprador. Uma venda muito difícil, pois foi necessário mostrar ao cliente que valia a pena pagar mais caro.
Após a venda concretizada, o produto/serviço entregue, já vi muitos vendedores chegarem ao cliente falando assim: “Eu sabia que o produto iria lhe surpreender! ”. Ora bolas amigos… E se o cliente não estiver surpreso? O que ele vai pensar? A sentença correta, que demonstra humildade, é uma pergunta, como os exemplos: “Senhor Paulo, o produto chegou na data certa? Sua expectativa foi atendida? Ficou alguma dúvida que eu possa sanar”?
Se o cliente rasgar elogios, você, sinceramente, vai agradecer e, humildemente, vai se colocar mais uma vez à disposição. Usará a informação com um novo cliente para melhorar a performance em vendas. Essa é a postura do verdadeiro Vendedor Vencedor.
Por Fülber
Próximo post: O Vendedor Amado
Bom texto Marcio.
Humildade acima de tudo temos que agregar valor sim ao nossos produtos mas ponderadamente e muitas vezes devemos por o cérebro na frente a lingua e nao a lingua na frente do cérebro…….
CurtirCurtir
Exatamente Carlos. Abraço.
CurtirCurtir
Schow de bola…. muito bom texto…
CurtirCurtir
Obrigado Paulo. Repasse aos seus..
CurtirCurtir
Muito bom e instrutivo. Devemos nos policiar sempre obrigado pelo texto
CurtirCurtir
Valeu.
CurtirCurtir
Excelente texto Fülber. Entender a real necessidade do cliente é meio caminho andado, e após a venda temos que lembrar que o cliente continuará existindo e adquirindo produtos de alguma marca, certamente daquela que atendeu as suas necessidades nas experiências anteriores. Abraço
CurtirCurtir
Perfeito.
CurtirCurtir
Excelente texto, Marcio! Apesar de eu não trabalhar na área comercial admiro essa profissão, e afinal de contas todos deveriam saber um pouco mais de vendas e marketing,.. afinal sempre estamos vendendo alguma ideia.
Forte abraço!
Lenny
CurtirCurtir
Valeu Lenny. Abraço.
CurtirCurtir
Sabias palavras…estou adorando acompanhar seus textos
CurtirCurtir
Obrigado Dani. Amanhã tem o vendedor amado.
CurtirCurtir